Vice Mara Baptista Quiosa orienta prevenção de saúde na Comarca de Luanda

A Vice-Presidente da Comissão Administrativa da Cidade de Luanda, Mara Baptista Quiosa, coordenou uma actividade denominada "Prevenção de Saúde nas Cadeias", realizada na Comarca de Luanda, bairro da Petrangol, Distrito Urbano do Sambizanga, no dia 1 de Novembro de 2016.

A acção organizada pela Direcção Municipal de Luanda da Saúde, mobilizou meios humanos e materiais, para cumprir com um objectivo periódico de imunização dos reclusos das unidades penitenciárias, contra doenças como a cólera, febre-amarela e tétano, a sua desparasitação, assim como a desinfecção da água e desinfestação das camaratas que acolhem os detidos.

A Vice da CACL, Mara Quiosa, ao pronunciar-se no acto de acolhimento, agradeceu à direcção da cadeia pela colaboração pronta e facilidades colocadas à disposição para este trabalho, reiterando que esta iniciativa continuará a ser regular, de modo a melhorar, através da prevenção, os indicadores sanitários da população prisional.

Falando à Comunicação Social, a Responsável pela Área Política e Social do Município de Luanda, adiantou também que a iniciativa levada a cabo visa igualmente transmitir apoio moral e aconselhamento aos cidadãos que estão ser libertados no âmbito da amnistia decretada pela Assembleia Nacional, sob iniciativa do Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos.

Mara Quiosa, referiu igualmente, que a CACL aguarda apenas pela indicação do Ministério do Interior, para organizar a actualização no Município de Luanda, do registo eleitoral dos reclusos que estarão em condições legais de votar nas Eleições de 2017.  

Por sua vez, o Superintendente Prisional, André Pintinho, Director da Comarca de Luanda, reconheceu o mérito e a importância da actividade, colhendo a ocasião para solicitar o apoio da CACL, na resolução de questões de ordem técnica, ligadas ao escoamento das águas da chuva, que pressionam os muros daquelas instalações.

O Programa "Prevenção de Saúde nas Cadeias" abrange também o Hospital Prisão de São Paulo.

Texto: Josidário Silva
Fotos: Nóe dos Prazeres
Edição: Neftali Cacoma


OUTRAS NOTÍCIAS